Passo a explicar. Para tal, servir-me-ei das palavras de Fernando Savater, filósofo e grande pedagogo espanhol, no seu livro "O Valor de Educar" [pp.52-54]. São elas que melhor dirão dos objectivos & intenções deste blogue. Ei-las:
«Em linhas gerais, a educação, orientada para a formação da alma e para a transmissão do respeito pelos valores morais e patrióticos foi sempre considerada de um nível superior ao da instrução, destinada a dar a conhecer competências técnicas ou teorias científicas. (...)
Em contraposição, educação versus instrução, parece hoje notavelmente obsoleta e bastante enganadora. (...). Sucede ainda que separar a educação da instrução se mostra não só indesejável, mas igualmente impossível, uma vez que não se pode instruir sem educar e vice-versa. Como poderemos transmitir valores morais ou de cidadania sem recorrermos a informações históricas, sem termos em conta as leis em vigor e o sistema de governo estabelecido, sem falarmos de outras culturas e países, sem reflectirmos, por elementarmente que seja, sobre a psicologia e a fisiologia humanas ou em empregarmos algumas noções de informação filosófica? E como poderemos instruir alguém em matéria de conhecimentos científicos, se não lhe inculcarmos o respeito por valores tão humanos como a verdade, a exactidão ou a curiosidade?». Ah e também de Pitágoras «eduquemos as crianças e não será necessário castigar os homens»

Coragem... pequeno soldado do imenso exército. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana" (Amicis, Edmondo in Cuore)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

GEOGEBRA & PRAL

Conforme prometido, aqui vão 2 links para:

1. Fazerem o download deste instrumento muito útil de geometria dinâmica, o GEOGEBRA. Todos o devem fazer sobretudo os do 5ºano, pois a matéria que se segue é já para a próxima semana e vai necessitar dele. Por isso aconselho que, após a sua instalação, comecem a sua “exploração”: pontos, semirectas, segmentos de recta, rectas, paralelas e perpendiculares, ângulos, figuras e sólidos geométricas, por exemplo, são tudo conceitos já conhecidos que podem ser revistos com este instrumento e, inclusivé, guardar os trabalhos realizados para uma futura apresentação, numa pen (na papelaria da escola há pen´s de 4Gg, se não me engano, a 6€). Aos do 6º ano não lhes causa mal nenhum, bem pelo contrário, fazerem, com a sua ajuda, uma revisão da matéria dada & não só:
http://www.geogebra.org/cms/pt_BR

2. Se inscreverem no PRAL. Como disse nas reuniões com os senhores encarregados de educação da passada semana, trata-se de um canal de comunicação de que me sirvo desde 2008, ano em que o conheci. Lembrando vantagens & desvantagens: enquanto que no blogue os encarregados de educação apenas podem fazer comentários, no PRAL podem enviar mensagens, pedir esclarecimentos, por exemplo; a desvantagem está no espaço reduzido, ou seja, 1,00MB referente ao “Plano Básico”. Tudo o que for além, ou não é permitido, ou é pago, o que, se o ME não assume, eu muito menos, compreenderão. Assim, muito material terá que ser retirado e substituído por outro mais recente e necessário o que já não acontece com o blogue:
http://www.pral.com.br/
Feito o "cadastro", a equipa do PRAL encarregar-se-á de me pedir o deferimento ou não. Obviamente que serão aceites.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico.        

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