1. A média da turma do 5º ano, sendo positiva, 64%, é uma percentagem baixa;
2. A média da turma do 6º ano é negativa & muito, 28% - imagine-se. Significa, portanto, que o “Plano de Férias” que minuciosa e exaustivamente apresentei e justifiquei no final do ano letivo transato, não foi cumprido como devia e merecia. Foram 2 de 3 meses de paragem letiva, como disse na reunião, perdidos. Ora isso é tão mais grave quanto é sabido que a matemática é uma disciplina fundamental e que para nela se ter êxito são necessários os chamados “pré-requisitos”, importantes porque necessários, diria mais, imprescindíveis, às aprendizagens futuras. Tão fundamental que não será por acaso que ela, a par da Língua Portuguesa, é o centro das atenções a ponto de serem as únicas disciplinas “contempladas” com exames nacionais.
O diagnóstico já apresentado nas reuniões aqui o deixo. Não pode satisfazer e muito menos fazê-los descansar. A terapêutica é por demais conhecida e assenta em 4 pilares, a saber, sociedade, pais, aluno e professor. Que eu – ¼ - não seja o único. Unidos os ¾, face à sociedade, media sobretudo, responsável pelo valores altamente reprováveis que tem vindo a inculcar – os resultados estão aí à vista, «não há pior cego do que aquele que não quer ver» - seremos muito, faremos a diferença e saberemos dar a resposta que ela merece!!!
NOTA: Os elementos referentes ao 5º ano ocupam as 2 primeiras páginas, enquanto os do 6º estão nas 2 últimas. No PRAL, por exemplo, estes dados serão melhor apresentados, tal & qual como no original, em ficheiro de excel.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico.
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