Passo a explicar. Para tal, servir-me-ei das palavras de Fernando Savater, filósofo e grande pedagogo espanhol, no seu livro "O Valor de Educar" [pp.52-54]. São elas que melhor dirão dos objectivos & intenções deste blogue. Ei-las:
«Em linhas gerais, a educação, orientada para a formação da alma e para a transmissão do respeito pelos valores morais e patrióticos foi sempre considerada de um nível superior ao da instrução, destinada a dar a conhecer competências técnicas ou teorias científicas. (...)
Em contraposição, educação versus instrução, parece hoje notavelmente obsoleta e bastante enganadora. (...). Sucede ainda que separar a educação da instrução se mostra não só indesejável, mas igualmente impossível, uma vez que não se pode instruir sem educar e vice-versa. Como poderemos transmitir valores morais ou de cidadania sem recorrermos a informações históricas, sem termos em conta as leis em vigor e o sistema de governo estabelecido, sem falarmos de outras culturas e países, sem reflectirmos, por elementarmente que seja, sobre a psicologia e a fisiologia humanas ou em empregarmos algumas noções de informação filosófica? E como poderemos instruir alguém em matéria de conhecimentos científicos, se não lhe inculcarmos o respeito por valores tão humanos como a verdade, a exactidão ou a curiosidade?». Ah e também de Pitágoras «eduquemos as crianças e não será necessário castigar os homens»

Coragem... pequeno soldado do imenso exército. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana" (Amicis, Edmondo in Cuore)

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

inPRENSA: Regresso às aulas na Alemanha. Entre o contentamento e a preocupação

Na Alemanha, muitos alunos já regressaram às aulas. Mas há várias regras para cumprir, por causa da pandemia do novo coronavírus. Os horários das turmas foram redefinidos, para se reduzir ao máximo o cruzamento entre grupos de alunos. Além disso, é preciso manter o distanciamento, limpar as mesas, desinfectar constantemente as mãos, e, em várias escolas (mas não em todas), é obrigatório usar máscara, tanto nos corredores como nas salas de aula. para saber mais clicar AQUI.

Colégios privados travam contacto entre turmas

Alunos do internacional e do privado começam a regressar às salas na próxima semana. Pandemia de covid faz de "incerteza" a palavra forte no início deste ano letivo. Para saber mais clicar AQUI.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.