Passo a explicar. Para tal, servir-me-ei das palavras de Fernando Savater, filósofo e grande pedagogo espanhol, no seu livro "O Valor de Educar" [pp.52-54]. São elas que melhor dirão dos objectivos & intenções deste blogue. Ei-las:
«Em linhas gerais, a educação, orientada para a formação da alma e para a transmissão do respeito pelos valores morais e patrióticos foi sempre considerada de um nível superior ao da instrução, destinada a dar a conhecer competências técnicas ou teorias científicas. (...)
Em contraposição, educação versus instrução, parece hoje notavelmente obsoleta e bastante enganadora. (...). Sucede ainda que separar a educação da instrução se mostra não só indesejável, mas igualmente impossível, uma vez que não se pode instruir sem educar e vice-versa. Como poderemos transmitir valores morais ou de cidadania sem recorrermos a informações históricas, sem termos em conta as leis em vigor e o sistema de governo estabelecido, sem falarmos de outras culturas e países, sem reflectirmos, por elementarmente que seja, sobre a psicologia e a fisiologia humanas ou em empregarmos algumas noções de informação filosófica? E como poderemos instruir alguém em matéria de conhecimentos científicos, se não lhe inculcarmos o respeito por valores tão humanos como a verdade, a exactidão ou a curiosidade?». Ah e também de Pitágoras «eduquemos as crianças e não será necessário castigar os homens»

Coragem... pequeno soldado do imenso exército. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana" (Amicis, Edmondo in Cuore)

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

EDUCAÇÃO&FORMAÇÃO (25): Papa Francisco aos jovens


MENSAGENS PARA OS JOVENS E TAMBÉM PARA OS ADULTOS:






* Os santos são pessoas que se deixam possuir totalmente por Deus. Não têm medo de ser ridicularizados, incompreendidos, marginalizados.


* Há tantas pessoas que precisam de um gesto humano, de um sorriso, de uma palavra através de qual possam sentir a proximidade de Jesus.


* Viver a caridade não significa procurar o próprio interesse, mas carregar o peso dos mais fracos e pobres.


* Jesus é fonte de inesgotável daquele amor que vence todo o isolamento, toda a solidão, toda a tristeza.


* A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus Cristo. Com Jesus renasce sem cessar a alegria.


* Quando alguém dá um passo em direcção a Jesus, descobre que Ele já aguardava de braços abertos a sua chegada.


* Os cristão anunciam o Evangelho não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria.


* A voz de Jesus é único. Se aprendermos a distingui-la, Ele guia-nos pelo caminho da vida, uma vida que ultrapassa o abismo da morte.


* Deus colocou dentro de nós o desejo do amor, da verdade, da vida, da beleza. E Jesus é tudo isso em plenitude.


* Deus não se esquece de cada um de nós com nome e apelido. Ama-nos e não nos esquece. Como isto é bonito!


* Que bonito dia será aquele quando as armas forem desmontadas para serem convertidas em instrumentos de trabalho. E isso é possível.


* Respirai o ar do Espírito Santo que nos liberta de estarmos centrados em nós mesmos, vazios de Deus.


* A Igreja não é uma casa de perfeitos mas um hospital de campanha para doentes à espera de cura.


*A vida cristã é caminhar, avançar, unidos como irmãos, amando-nos uns aos outros para acolher Jesus.


* Seguir Jesus de perto não é fácil, porque a estrada do Céu que Ele escolheu foi o caminho da cruz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.