Passo a explicar. Para tal, servir-me-ei das palavras de Fernando Savater, filósofo e grande pedagogo espanhol, no seu livro "O Valor de Educar" [pp.52-54]. São elas que melhor dirão dos objectivos & intenções deste blogue. Ei-las:
«Em linhas gerais, a educação, orientada para a formação da alma e para a transmissão do respeito pelos valores morais e patrióticos foi sempre considerada de um nível superior ao da instrução, destinada a dar a conhecer competências técnicas ou teorias científicas. (...)
Em contraposição, educação versus instrução, parece hoje notavelmente obsoleta e bastante enganadora. (...). Sucede ainda que separar a educação da instrução se mostra não só indesejável, mas igualmente impossível, uma vez que não se pode instruir sem educar e vice-versa. Como poderemos transmitir valores morais ou de cidadania sem recorrermos a informações históricas, sem termos em conta as leis em vigor e o sistema de governo estabelecido, sem falarmos de outras culturas e países, sem reflectirmos, por elementarmente que seja, sobre a psicologia e a fisiologia humanas ou em empregarmos algumas noções de informação filosófica? E como poderemos instruir alguém em matéria de conhecimentos científicos, se não lhe inculcarmos o respeito por valores tão humanos como a verdade, a exactidão ou a curiosidade?». Ah e também de Pitágoras «eduquemos as crianças e não será necessário castigar os homens»

Coragem... pequeno soldado do imenso exército. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana" (Amicis, Edmondo in Cuore)

domingo, 4 de fevereiro de 2018

ENSINO: Ranking das Escolas 2017

'Rankings' só servem para angustiar as famílias, diz ex-ministra
Saiu o Ranking das Escolas 2017. Ainda há 16 a inflacionar as notas dos alunos
Rankings 2017. Qual a melhor escola? Quais as piores? E a sua escola está melhor classificada que a minha?
Só 17% das escolas têm a maior parte dos alunos sem negativas
Seis públicas entre as 50 melhores nos testes do secundário
Em que lugar fica a sua escola?
https://www.dn.pt/portugal/interior/em-que-lugar-fica--a-sua-escola-9094569.html
Uma só aluna faz escola de Alcoutim subir mais de 800 lugares em 'ranking'
https://www.dn.pt/portugal/interior/exames9o-ano-uma-so-aluna-faz-escola-de-alcoutim-subir-mais-de-800-lugares-em-ranking-9094824.html
Ranking das escolas do ensino básico. Saiba onde os alunos mais progrediram
http://rr.sapo.pt/noticia/104681/ranking_das_escolas_do_ensino_basico_saiba_onde_os_alunos_mais_progrediram
Rankings com gente dentro
https://www.jn.pt/opiniao/ines-cardoso/interior/rankings-com-gente-dentro-9097441.html
Fez-se a lista. E agora?
https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-da-direcao/interior/fez-se-a-lista-e-agora-9097419.html
Reflexão à volta das escolas
http://rr.sapo.pt/artigo/105029/reflexao_a_volta_das_escolas
David Justino à Renascença: “se o professor passar a animador perde a razão de ser”
http://rr.sapo.pt/noticia/105013/david_justino_a_renascenca_se_o_professor_passar_a_animador_perde
Veja o especial interactivo Ranking das Escolas 2017
http://rr.sapo.pt/multimedia/104662/
Chumbar é um direito
Sim, eu sei que há uns quantos teóricos que defendem que um aluno não deve chumbar. Eu sei que não faltam pedagogos por aí que consideram que reprovar um aluno pode trazer consequências graves ao nível da autoestima. Estes teóricos dispensam-se, no entanto, de explicar duas coisas: as consequências futuras que advêm de passar sem saber e, não menos importante, que ninguém está verdadeiramente preparado para a vida se não estiver preparado para lidar com o fracasso. Chumbar - ou reprovar, que é capaz de ser uma palavra mais pedagógica - é um direito que todos os alunos devem ter, sempre que não sabem o suficiente para passarem. E é um direito tão válido quanto o direito a aprender, ao conhecimento, à educação. Porque sem o direito a chumbar o direito a passar perde significado, importância, relevância.
Rigor e exigência: eis um bom ranking para qualquer governo. Com mais ou menos carga horária, com mais ou menos peso na mochila, rigor e exigência com os alunos, com os professores, com as escolas e, já agora, com o exemplo do próprio Estado. Rigor e exigência poderiam ser uma boa base do sistema educativo. Mas isso rende poucos votos, não é? E é capaz de ser uma chatice política. Pronto, vamos passar toda a gente. Para saber mais, clicar AQUI.

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