Passo a explicar. Para tal, servir-me-ei das palavras de Fernando Savater, filósofo e grande pedagogo espanhol, no seu livro "O Valor de Educar" [pp.52-54]. São elas que melhor dirão dos objectivos & intenções deste blogue. Ei-las:
«Em linhas gerais, a educação, orientada para a formação da alma e para a transmissão do respeito pelos valores morais e patrióticos foi sempre considerada de um nível superior ao da instrução, destinada a dar a conhecer competências técnicas ou teorias científicas. (...)
Em contraposição, educação versus instrução, parece hoje notavelmente obsoleta e bastante enganadora. (...). Sucede ainda que separar a educação da instrução se mostra não só indesejável, mas igualmente impossível, uma vez que não se pode instruir sem educar e vice-versa. Como poderemos transmitir valores morais ou de cidadania sem recorrermos a informações históricas, sem termos em conta as leis em vigor e o sistema de governo estabelecido, sem falarmos de outras culturas e países, sem reflectirmos, por elementarmente que seja, sobre a psicologia e a fisiologia humanas ou em empregarmos algumas noções de informação filosófica? E como poderemos instruir alguém em matéria de conhecimentos científicos, se não lhe inculcarmos o respeito por valores tão humanos como a verdade, a exactidão ou a curiosidade?». Ah e também de Pitágoras «eduquemos as crianças e não será necessário castigar os homens»

Coragem... pequeno soldado do imenso exército. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana" (Amicis, Edmondo in Cuore)

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

EDUCAÇÃO&FORMAÇÃO: A SuperNanny mostrou aquilo que os professores há muito dizem & Cia.

11 frases que mostram que o seu filho está ansioso
A dificuldade de comunicação entre pais e filhos é uma das origens dos problemas de comportamento de crianças e adolescentes. O que eles dizem e fazem pode revelar um acumular de stress e ansiedade cada vez mais presentes na geração da tecnologia e redes sociais. Se o seu filho disser constantemente alguma destas 11 frases, pense duas vezes antes de o reprimir e procure saber o que realmente se passa. Para saber mais, clicar AQUI.


10 dicas para pais com medo de falhar
As crianças crescem, os manuais de instruções não falam em tudo, e os pais querem que os filhos sejam felizes. O que fazer? Como afastar esse receio de não estar a fazer a coisa certa? Para saber mais, clicar AQUI.
9 lições que todos os pais devem ensinar aos filhos (e servem também para nós)
Educar dá mesmo muito trabalho, juram a pés juntos os pais de qualquer parte do mundo. Como ajudar os nossos filhos a crescerem felizes? O que devemos ensinar-lhes? E, tão importante como isso: o que podemos aprender com eles? Para saber mais, clicar AQUI.

A SuperNanny mostrou aquilo que os professores há muito dizem
O programa SuperNanny expõe claramente a falência da família. Há anos que os professores se queixam da incapacidade de alguns pais em educar os seus filhos, da sua negligência, da sua cegueira em constatar o óbvio, o óbvio que são pais incompetentes,  mal preparados para a paternidade e que precisam de ajuda. Para saber mais, clicar AQUI.
Os pais estão sozinhos
Basta abrir o Facebook para se perceber que os pais não fazem ideia do que fazer com uma criança nos braços. Basta aderir a um qualquer grupo de mães para se ficar angustiado com as dúvidas que as assaltam e não as deixam dormir, com os medos que lhes toldam o raciocínio. Basta conversar com um pediatra para saber que os pais precisam mais de conselhos, apoio moral e alguém que lhes transmita confiança do que de conselhos médicos e científicos. Basta olhar para o lado para constatar que os pais precisam da comunidade, de ter família, de tios e de vizinhas que lhes digam como se faz, o que significa a borbulha que apareceu no rabo na criança e de alguém a quem tratam pelo nome que lhes garanta que aquilo que não mata engorda. Precisam de exemplos, resumindo. Os pais estão sozinhos e na sua solidão duvidam da própria sombra. Para saber mais, clicar AQUI.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.