Passo a explicar. Para tal, servir-me-ei das palavras de Fernando Savater, filósofo e grande pedagogo espanhol, no seu livro "O Valor de Educar" [pp.52-54]. São elas que melhor dirão dos objectivos & intenções deste blogue. Ei-las:
«Em linhas gerais, a educação, orientada para a formação da alma e para a transmissão do respeito pelos valores morais e patrióticos foi sempre considerada de um nível superior ao da instrução, destinada a dar a conhecer competências técnicas ou teorias científicas. (...)
Em contraposição, educação versus instrução, parece hoje notavelmente obsoleta e bastante enganadora. (...). Sucede ainda que separar a educação da instrução se mostra não só indesejável, mas igualmente impossível, uma vez que não se pode instruir sem educar e vice-versa. Como poderemos transmitir valores morais ou de cidadania sem recorrermos a informações históricas, sem termos em conta as leis em vigor e o sistema de governo estabelecido, sem falarmos de outras culturas e países, sem reflectirmos, por elementarmente que seja, sobre a psicologia e a fisiologia humanas ou em empregarmos algumas noções de informação filosófica? E como poderemos instruir alguém em matéria de conhecimentos científicos, se não lhe inculcarmos o respeito por valores tão humanos como a verdade, a exactidão ou a curiosidade?». Ah e também de Pitágoras «eduquemos as crianças e não será necessário castigar os homens»

Coragem... pequeno soldado do imenso exército. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana" (Amicis, Edmondo in Cuore)

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

EDUCAÇÃO&FORMAÇÃO: Decálogo Salesiano

A 31 de janeiro, celebra-se a festa de S. João Bosco, um grande educador, fundador dos salesianos. O seu método resume-se a três palavras: razão, religião e amabilidade. A partir da pedagogia salesiana, alguém redigiu este decálogo para os pais.

1. Valorize o seu filho. Quando respeitado e amado, o jovem progride.
2. Acredite nele. Mesmo os jovens mais difíceis têm bondade no coração.
3. Ame e respeite o seu filho. Mostre-lhe que está a seu lado, olhe-o nos olhos.
4. Elogie o seu filho sempre que puder, mas com verdade. Quem não gosta de elogios?
5. Compreenda-o. O mundo de hoje é complicado, rude e competitivo. Quem sabe se o seu filho não está a precisar de si?
6. Alegre-se com o seu filho. Tanto quanto nós, os jovens são atraídos por um sorriso. A alegria e o bom humor atraem os meninos como o mel.
7. Aproxime-se do seu filho. Viva com o seu filho. Conheça os seus amigos. Procure saber onde ele vai, com que está . Convide-o a trazer os amigos para sua casa.
8. Seja coerente com o seu filho. Não temos o direito de exigir de nosso filho atitudes que não temos. Quem não é sério, não pode exigir seriedade. Quem não respeita, não pode exigir respeito.
9. Prevenir é melhor do que castigar o seu filho. Quem é feliz, não sente a necessidade de fazer o que não é direito. O castigo magoa, a dor e o rancor afastam os pais dos filhos.Pense sete vezes antes de castigar. Nunca com raiva.
10. Reze com o seu filho. No princípio pode parecer estranho. Mas a religião precisa de ser alimentada. Quem ama a Deus, amará também o seu próximo.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.