Passo a explicar. Para tal, servir-me-ei das palavras de Fernando Savater, filósofo e grande pedagogo espanhol, no seu livro "O Valor de Educar" [pp.52-54]. São elas que melhor dirão dos objectivos & intenções deste blogue. Ei-las:
«Em linhas gerais, a educação, orientada para a formação da alma e para a transmissão do respeito pelos valores morais e patrióticos foi sempre considerada de um nível superior ao da instrução, destinada a dar a conhecer competências técnicas ou teorias científicas. (...)
Em contraposição, educação versus instrução, parece hoje notavelmente obsoleta e bastante enganadora. (...). Sucede ainda que separar a educação da instrução se mostra não só indesejável, mas igualmente impossível, uma vez que não se pode instruir sem educar e vice-versa. Como poderemos transmitir valores morais ou de cidadania sem recorrermos a informações históricas, sem termos em conta as leis em vigor e o sistema de governo estabelecido, sem falarmos de outras culturas e países, sem reflectirmos, por elementarmente que seja, sobre a psicologia e a fisiologia humanas ou em empregarmos algumas noções de informação filosófica? E como poderemos instruir alguém em matéria de conhecimentos científicos, se não lhe inculcarmos o respeito por valores tão humanos como a verdade, a exactidão ou a curiosidade?». Ah e também de Pitágoras «eduquemos as crianças e não será necessário castigar os homens»

Coragem... pequeno soldado do imenso exército. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana" (Amicis, Edmondo in Cuore)

quarta-feira, 3 de abril de 2013

ISTO É MATEMÁTICA: "acabar de vez com o mito" (2ª série)

Não sabia? Não se lembrou? Já era? Não faz mal. Não tem problema. A matemática é para isso mesmo, para resolver problemas. Nesta 2ª temporada, começada a 12 de Janeiro de 2013, eis, de uma assentada - 12 em 1 - os links para os episódios exibidos e disponíveis até ao momento:

1. A Parábola da Parábola - Parte 1
Para começar bem a Temporada 2... a matemática foi ao topo da Ponte 25 de Abril. Vamos falar de parábolas.
http://www.youtube.com/watch?v=yFhhkxWUqQc&list=PLKTNxZkADYLvvebZxNQNqp-qslwxrdGRW

2. A Parábola da Parábola - parte 2
o 2ºepisódio da 2ª temporada de Isto é Matemática continua no tema parábola. Desta vez na lezíria ribatejana.
http://www.youtube.com/watch?v=muNY585SHw8&list=PLKTNxZkADYLvvebZxNQNqp-qslwxrdGRW

3. A Matemática do Euromilhões
Neste episódio de Isto é Matemática, um tema que faz parte do imaginário de praticamente todos os portugueses: quais são as reais possibilidades de se ganhar o Euro Milhões?
http://www.youtube.com/watch?v=YxQ3HyNpsgw&list=PLKTNxZkADYLvvebZxNQNqp-qslwxrdGRW

4. Como baralhar um baralho
Neste episódio vamos ficar a saber que baralhar um baralho de cartas pode não ser uma acção tão aleatória quanto nos parece habitualmente. É o princípio de Gilbert em acção
http://www.youtube.com/watch?v=7N3xk2PxHBk&list=PLKTNxZkADYLvvebZxNQNqp-qslwxrdGRW

5. A4, A3, A2, A1, A... Mas são verdes
Neste episódio vamos conhecer as razões pelas quais foram determinadas através da Matemática as medidas universais do papel A$, A3, A2 e A1.
http://www.youtube.com/watch?v=Wd5NjLWSJ0o&list=PLKTNxZkADYLvvebZxNQNqp-qslwxrdGRW

6. A lógica é fofinha
Neste episódio o matemático Rogério Martins fala de lógica para desmascarar um vendedor de carros usados, conduz um carro (eco)lógico e ainda, através da lógica baralha um... carteirista.
http://www.youtube.com/watch?v=OYunETp6SLA&list=PLKTNxZkADYLvvebZxNQNqp-qslwxrdGRW

7. A Multiplicação e uma nova tabuada
Neste episódio o matemático Rogério Martins fala sobre uma das quatro operações da aritmética: a multiplicação. Para isso apresenta-lhe uma nova tabuada,alguns métodos de cálculo alternativos e... compra sapatos novos.
http://www.youtube.com/watch?v=RjLZVUP348g&list=PLKTNxZkADYLvvebZxNQNqp-qslwxrdGRW

8. Epiménides, Mentiras e Vídeo
Neste episódio o matemático Rogério Martins vai falar do paradoxo do mentiroso. Para tal, visitará a Grécia antiga, mas também falará com um amigo matemático e com um fantoche. E Isto é Matemática.
http://www.youtube.com/watch?v=cjilqAqjf0A&list=PLKTNxZkADYLvvebZxNQNqp-qslwxrdGRW

9. Boas Vibrações
Neste episódio o matemático Rogério Martins fala sobre vibrações e da equação das ondas. Para tal vai apreciar um Jazz com 2 amigas hipster, mas também tocará guitarra e uma corda gigante.
http://www.youtube.com/watch?v=rw7egZKlkWU&list=PLKTNxZkADYLvvebZxNQNqp-qslwxrdGRW

10. O Raio da Terra
"O Raio da Terra" Para além de erradamente parecer insultar a Terra, neste episódio o matemático Rogério Martins irá medir o perímetro do nosso planeta usando dois paus, um fio de prumo e uma bicileta BTT.
http://www.youtube.com/watch?v=KrVBgBVIXe4&list=PLKTNxZkADYLvvebZxNQNqp-qslwxrdGRW

11. Xiu... é segredo
Neste episódio o matemático Rogério Martins fala de encriptação e de alguns tipos de chaves conhecidas. Para isso adapta livremente a história do (provavelmente) mais famoso amor proibido de sempre: Romeu & Julieta. E Isto é Matemática.
https://www.youtube.com/watch?v=5W8iHMKFAoc&list=PLKTNxZkADYLvvebZxNQNqp-qslwxrdGRW&index=1
12. Sincronização - Parte 1
Neste episódio duplo o matemático Rogério Martins aborda o tema da sicronização. Para isso fala de coordenadas marítimas, pirilampos e jet lag... ao mesmo tempo que faz uma experiência recorrendo a latas de gasosa pitágoras, uma prateleira e 2 metrónomos.
https://www.youtube.com/watch?v=gf9BOJUwSQc

13. Sincronização - Parte 2
Segunda parte do episódio duplo onde o matemático Rogério Martins aborda o tema da sincronização. Para isso fala de coordenadas marítimas, pirilampos e jet lag... ao mesmo tempo que faz uma experiência recorrendo a latas, uma prateleira e 2 metrónomos.
https://www.youtube.com/watch?v=wYvF3f20UIk

FONTE: http://www.youtube.com/playlist?list=PLKTNxZkADYLvvebZxNQNqp-qslwxrdGRW


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.