Passo a explicar. Para tal, servir-me-ei das palavras de Fernando Savater, filósofo e grande pedagogo espanhol, no seu livro "O Valor de Educar" [pp.52-54]. São elas que melhor dirão dos objectivos & intenções deste blogue. Ei-las:
«Em linhas gerais, a educação, orientada para a formação da alma e para a transmissão do respeito pelos valores morais e patrióticos foi sempre considerada de um nível superior ao da instrução, destinada a dar a conhecer competências técnicas ou teorias científicas. (...)
Em contraposição, educação versus instrução, parece hoje notavelmente obsoleta e bastante enganadora. (...). Sucede ainda que separar a educação da instrução se mostra não só indesejável, mas igualmente impossível, uma vez que não se pode instruir sem educar e vice-versa. Como poderemos transmitir valores morais ou de cidadania sem recorrermos a informações históricas, sem termos em conta as leis em vigor e o sistema de governo estabelecido, sem falarmos de outras culturas e países, sem reflectirmos, por elementarmente que seja, sobre a psicologia e a fisiologia humanas ou em empregarmos algumas noções de informação filosófica? E como poderemos instruir alguém em matéria de conhecimentos científicos, se não lhe inculcarmos o respeito por valores tão humanos como a verdade, a exactidão ou a curiosidade?». Ah e também de Pitágoras «eduquemos as crianças e não será necessário castigar os homens»

Coragem... pequeno soldado do imenso exército. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana" (Amicis, Edmondo in Cuore)

terça-feira, 29 de outubro de 2019

LIVRO&LEITURA: “Contar Deus hoje – Como falar de religião aos jovens”

O que será que os estudantes observam no adulto que se move diante deles? Procuram uma coisa que está antes da preparação, da «competência» sobre a matéria, porque, inicialmente, estes dois requisitos são considerados adquiridos; por isso, os alunos buscam a autenticidade: querem compreender se aquele professor é, antes de tudo, um homem, uma mulher, verdadeiros, uma pessoa sincera que, em primeiro lugar, deseja entrar em contacto com eles, que está de tal modo apaixonado pelo seu trabalho de ensino, que está disposto a pôr-se em jogo para abrir caminho a uma relação leal com todos os membros da turma. Procuram a pessoa dentro do papel que desempenha, tentam compreender de que massa é feito aquele adulto que acabaram de conhecer, se se trata de uma pessoa confiável, «credível». Para saber mais clicar AQUI.

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