Passo a explicar. Para tal, servir-me-ei das palavras de Fernando Savater, filósofo e grande pedagogo espanhol, no seu livro "O Valor de Educar" [pp.52-54]. São elas que melhor dirão dos objectivos & intenções deste blogue. Ei-las:
«Em linhas gerais, a educação, orientada para a formação da alma e para a transmissão do respeito pelos valores morais e patrióticos foi sempre considerada de um nível superior ao da instrução, destinada a dar a conhecer competências técnicas ou teorias científicas. (...)
Em contraposição, educação versus instrução, parece hoje notavelmente obsoleta e bastante enganadora. (...). Sucede ainda que separar a educação da instrução se mostra não só indesejável, mas igualmente impossível, uma vez que não se pode instruir sem educar e vice-versa. Como poderemos transmitir valores morais ou de cidadania sem recorrermos a informações históricas, sem termos em conta as leis em vigor e o sistema de governo estabelecido, sem falarmos de outras culturas e países, sem reflectirmos, por elementarmente que seja, sobre a psicologia e a fisiologia humanas ou em empregarmos algumas noções de informação filosófica? E como poderemos instruir alguém em matéria de conhecimentos científicos, se não lhe inculcarmos o respeito por valores tão humanos como a verdade, a exactidão ou a curiosidade?». Ah e também de Pitágoras «eduquemos as crianças e não será necessário castigar os homens»

Coragem... pequeno soldado do imenso exército. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana" (Amicis, Edmondo in Cuore)

quarta-feira, 14 de junho de 2017

EDUCAÇÃO&FORMAÇÃO: A Igreja e os jovens

Igreja deve oferecer aos jovens «pedagogia séria», deixando-os «incomodados» mais do que «animados»
A Igreja deve oferecer uma «pedagogia séria, de profundidade», que mais do que deixar os jovens «animados», deve deixá-los «incomodados», e por isso «é preciso estabelecer com a juventude, a partir da cultura, uma relação de enorme exigência», propondo, mais do que valores, uma «biografia de Jesus» que se centre na certeza de que Deus «é todo amoroso». Os jovens pedem à Igreja «seriedade intelectual e cultural que vá «muito para além das pastorais de animação», assinalou o P. Carlos Carneiro, declarando que «mais do que novas linguagens», pede-se «frescura para os velhos lugares de encontro». Para saber mais, clicar AQUI.
Igreja quer ouvir jovens que lhe deem «propostas de proximidade e resposta»
«Mesmo dentro da Igreja, não é facilmente compreensível» que, a pouco mais de um ano da realização do Sínodo dos Bispos, sobre "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional", a análise e reflexão sobre o mundo juvenil «quase não tenham entrado em velocidade de cruzeiro», sublinhou o bispo D. Pio Alves. «É notória a diferença, para menos, da receção, na comunicação global, deste tema quando comparado com o objeto do sínodo anterior sobre a família», apontou. Para saber mais, clicar AQUI.
Relação dos jovens com tecnologia requer «muito trabalho» da Igreja
A relação dos jovens com a tecnologia «carece de muito trabalho» da Igreja, e por isso «há muito a ser feito», afirmou hoje Fernando Cassola Marques, ligado à evangelização dos jovens e um dos responsáveis por pensar a presença da diocese de Aveiro na internet. Para o doutorando em Informática, a «sinceridade» na partilha de textos e multimédia constitui uma das propostas para a presença da Igreja nas redes sociais. «Partilhar o que somos, e não o que outros vejam que queremos ser» é essencial, sublinhou na apresentação durante a Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, acompanhada pela projeção de "slides", que podem ser vistos no fim do artigo. Para saber mais, clicar AQUI.
«A vida é um contínuo "olá" e "adeus"» e há sofrimentos que não se conseguem explicar, diz papa
«A vida é um contínuo "olá" e "adeus". Muitas vezes são coisas pequenas, mas muitas vezes é um "adeus" durante anos ou para sempre. Cresce-se encontrando-se e despedindo-se. Se não aprenderes a despedir-te bem, nunca aprenderás a encontrar novas pessoas», afirmou o papa, que também respondeu à pergunta de uma criança: «Como se consegue acreditar que o Senhor te ama quando te faz faltar pessoas ou acontecer coisas que tu nunca quiseste?». Para saber mais, clicar AQUI.
«É missão da Igreja ajudar os jovens a viver a cultura por dentro, não por fora, como espetadores»
«Ver e viver Deus na cultura e fazer também uma experiência cultural de Deus»: este foi um dos desafios lançados por Catarina Farinha, de 25 anos, na Jornada Nacional da Pastoral da Cultura. «Os contextos académico e universitário serão, talvez, o terreno mais fértil e a oportunidade mais preciosa para a Igreja reencontrar e ressurgir com rosto diferente para estes jovens, que, em muitos casos, já viveram o "sacramento do adeus, o Crisma.» Para saber mais, clicar AQUI.
Igreja tem de denunciar ideologia que expulsa arte e cidadania da educação escolar
«Há políticas públicas que procuram escorraçar do centro do ato educativo as dimensões das expressões das artes, da música, da dança», entre outras, bem como «outras componentes da educação que não são necessariamente aulas, e que são campo de expressão dos jovens, em tempos mais livres e menos formatados.» «Mas mais grave do que isto é que os próprios pais estão já marcados por esta ideologia.». Para saber mais, clicar AQUI.


Igreja erra ao olhar os jovens «como futuro», quando também têm «uma palavra no presente»
Tornar a Igreja mais próxima da juventude e, numa diocese geograficamente periférica, chegar através da cultura aos locais mais remotos, constituíram duas das prioridades da intervenção da referente da Pastoral da Cultura de Bragança-Miranda este sábado, em Fátima. Para Fátima Pimparel «levar os jovens a participar uma vez [nas atividades] não é difícil; o difícil é que eles voltem». Para saber mais, clicar AQUI.
Pastoral da Cultura na periferia: Tradição, teatro, música, poesia, meditação e karaté
Um significativo envolvimento de jovens, o recurso à tradição cristã e à meditação bíblica, a utilização de expressões artísticas como o teatro, a música e a poesia, bem como o desporto, nomeadamente o karaté, congregam-se nas atividades culturais da diocese de Angra. Para saber mais, clicar AQUI.


                                                                                                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.