Passo a explicar. Para tal, servir-me-ei das palavras de Fernando Savater, filósofo e grande pedagogo espanhol, no seu livro "O Valor de Educar" [pp.52-54]. São elas que melhor dirão dos objectivos & intenções deste blogue. Ei-las:
«Em linhas gerais, a educação, orientada para a formação da alma e para a transmissão do respeito pelos valores morais e patrióticos foi sempre considerada de um nível superior ao da instrução, destinada a dar a conhecer competências técnicas ou teorias científicas. (...)
Em contraposição, educação versus instrução, parece hoje notavelmente obsoleta e bastante enganadora. (...). Sucede ainda que separar a educação da instrução se mostra não só indesejável, mas igualmente impossível, uma vez que não se pode instruir sem educar e vice-versa. Como poderemos transmitir valores morais ou de cidadania sem recorrermos a informações históricas, sem termos em conta as leis em vigor e o sistema de governo estabelecido, sem falarmos de outras culturas e países, sem reflectirmos, por elementarmente que seja, sobre a psicologia e a fisiologia humanas ou em empregarmos algumas noções de informação filosófica? E como poderemos instruir alguém em matéria de conhecimentos científicos, se não lhe inculcarmos o respeito por valores tão humanos como a verdade, a exactidão ou a curiosidade?». Ah e também de Pitágoras «eduquemos as crianças e não será necessário castigar os homens»

Coragem... pequeno soldado do imenso exército. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana" (Amicis, Edmondo in Cuore)

sábado, 17 de dezembro de 2016

ENSINO: O ranking 2016 do (in)sucesso dos nossos alunos. Assim está a Educação.

Já viu os rankings das escolas, divulgados na madrugada de sábado? Se ainda não viu, espreite a lista. Aqui temos um mapa interativo de todas as escolas básicas e aqui todas as escolas secundárias. E se der um salto aqui, tem o retrato das médias nos exames em cada concelho do país.




Consulte o "ranking" das escolas portuguesas do 3.º Ciclo e do Secundário, elaborado de acordo com os critérios definidos pelo "Jornal de Notícias", e leia a análise e as reportagens na versão e-paper ou na edição impressa ou ainda clicando AQUI.




Já são conhecidos os indicadores do desempenho dos alunos do 9º ano e do secundário, quer do ensino público quer do privado. Conheça, clicando AQUI as principais conclusões e comparações que podem ser feitas com os resultados.




Exames. Academia de Santa Cecília, de Lisboa, sobe ao primeiro lugar. Número de escolas com média positiva volta a subir. Para saber mais, clicar AQUI.




Pelo segundo ano consecutivo, o Ministério da Educação divulga indicador que confirma práticas de desalinhamento das notas. Catorze escolas repetiram prática nos últimos cinco anos. Para saber mais, clicar AQUI.




No ranking das melhores escolas, a Renascença considera apenas as escolas onde se realizaram 100 ou mais exames no conjunto dos oito mais concorridos (Matemática A, Matemática aplicada às Ciências Sociais, Português, Biologia e Geologia, Física e Química, História, Filosofia e Geografia), tendo por base dados divulgados pelo Ministério da Educação, tratados pela universidade Católica para o jornal "Público". Para saber mais, clicar AQUI.

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