Passo a explicar. Para tal, servir-me-ei das palavras de Fernando Savater, filósofo e grande pedagogo espanhol, no seu livro "O Valor de Educar" [pp.52-54]. São elas que melhor dirão dos objectivos & intenções deste blogue. Ei-las:
«Em linhas gerais, a educação, orientada para a formação da alma e para a transmissão do respeito pelos valores morais e patrióticos foi sempre considerada de um nível superior ao da instrução, destinada a dar a conhecer competências técnicas ou teorias científicas. (...)
Em contraposição, educação versus instrução, parece hoje notavelmente obsoleta e bastante enganadora. (...). Sucede ainda que separar a educação da instrução se mostra não só indesejável, mas igualmente impossível, uma vez que não se pode instruir sem educar e vice-versa. Como poderemos transmitir valores morais ou de cidadania sem recorrermos a informações históricas, sem termos em conta as leis em vigor e o sistema de governo estabelecido, sem falarmos de outras culturas e países, sem reflectirmos, por elementarmente que seja, sobre a psicologia e a fisiologia humanas ou em empregarmos algumas noções de informação filosófica? E como poderemos instruir alguém em matéria de conhecimentos científicos, se não lhe inculcarmos o respeito por valores tão humanos como a verdade, a exactidão ou a curiosidade?». Ah e também de Pitágoras «eduquemos as crianças e não será necessário castigar os homens»

Coragem... pequeno soldado do imenso exército. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana" (Amicis, Edmondo in Cuore)

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

FORMAÇÃO&EDUCAÇÃO: Papa Francisco aos jovens (4)

Mensagens para os jovens e também para os adultos:








* Os jovens têm uma especial sensibilidade perante a injustiça e a corrupção. A todos os jovens eu digo que não desanimem, não deixem apagar a esperança.




* A vida acrescenta-se, dando-a. Enfraquece-se no isolamento e na comodidade. E amadurece todas as vezes que damos aos outro.




* O crucifixo não nos fala de derrota, de fracasso. Fala-nos de um a mor que vence o mal e o pecado.




* A Igreja não é uma loja ou uma organização humanitária. Ela é enviada a levar a todos, Jesus e o seu Evangelho.




* Deus entra nas nossas misérias, aproxima-se das nossas chagas e cura-as com as Suas mãos. E, para ter mãos, fez-se homem.


* Para compreender o mistério da salvação é necessário pôr-se de joelhos, rezar e contemplar.


* Não deixeis que vos roubem a identidade cristã. Acolhei os Sacramentos e sede sinal do amor de Deus para com todos.


* A meta final é o encontro com Deus. Ele quer restaurar-nos, purificar-nos, elevar-nos, santificar-nos e dar-nos a felicidade que o nosso coração anseia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.