Passo a explicar. Para tal, servir-me-ei das palavras de Fernando Savater, filósofo e grande pedagogo espanhol, no seu livro "O Valor de Educar" [pp.52-54]. São elas que melhor dirão dos objectivos & intenções deste blogue. Ei-las:
«Em linhas gerais, a educação, orientada para a formação da alma e para a transmissão do respeito pelos valores morais e patrióticos foi sempre considerada de um nível superior ao da instrução, destinada a dar a conhecer competências técnicas ou teorias científicas. (...)
Em contraposição, educação versus instrução, parece hoje notavelmente obsoleta e bastante enganadora. (...). Sucede ainda que separar a educação da instrução se mostra não só indesejável, mas igualmente impossível, uma vez que não se pode instruir sem educar e vice-versa. Como poderemos transmitir valores morais ou de cidadania sem recorrermos a informações históricas, sem termos em conta as leis em vigor e o sistema de governo estabelecido, sem falarmos de outras culturas e países, sem reflectirmos, por elementarmente que seja, sobre a psicologia e a fisiologia humanas ou em empregarmos algumas noções de informação filosófica? E como poderemos instruir alguém em matéria de conhecimentos científicos, se não lhe inculcarmos o respeito por valores tão humanos como a verdade, a exactidão ou a curiosidade?». Ah e também de Pitágoras «eduquemos as crianças e não será necessário castigar os homens»

Coragem... pequeno soldado do imenso exército. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana" (Amicis, Edmondo in Cuore)

sábado, 26 de março de 2016

ENSINO, EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO: a indisciplina na escola

Alguns dos docentes contactados optaram por não falar, evitando assim qualquer risco de exposição. Mas o fenómeno nunca é negado. E quem dá aulas, todos os dias, tem consciência de quais são os problemas mais comuns nas escolas. Para continuar a ler, clicar AQUI.
Mas foi o deputado Miguel Tiago que colocou os pontos nos "i's", isto é, referiu aqueles aspectos que verdadeiramente ajudarão a minimizar e muito, a indisciplina. Até ao momento não vira, eu, ninguém a referir-se desta maneira, mas tão só e sempre, aquilo que não resolve, nem nunca resolveu, esta questão e ainda por cima em "letras gordas", «menos alunos por turma para reduzir a insdisciplina». Sei do que falo&escrevo - o meu contributo escrito para o projecto educativo da minha escola fala por mim. Está tudo lá «preto no branco».













Fonte: http://www.dn.pt/portugal/interior/menos-alunos-por-turma-a-primeira-arma-contra-a-indisciplina-5077306.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.