Passo a explicar. Para tal, servir-me-ei das palavras de Fernando Savater, filósofo e grande pedagogo espanhol, no seu livro "O Valor de Educar" [pp.52-54]. São elas que melhor dirão dos objectivos & intenções deste blogue. Ei-las:
«Em linhas gerais, a educação, orientada para a formação da alma e para a transmissão do respeito pelos valores morais e patrióticos foi sempre considerada de um nível superior ao da instrução, destinada a dar a conhecer competências técnicas ou teorias científicas. (...)
Em contraposição, educação versus instrução, parece hoje notavelmente obsoleta e bastante enganadora. (...). Sucede ainda que separar a educação da instrução se mostra não só indesejável, mas igualmente impossível, uma vez que não se pode instruir sem educar e vice-versa. Como poderemos transmitir valores morais ou de cidadania sem recorrermos a informações históricas, sem termos em conta as leis em vigor e o sistema de governo estabelecido, sem falarmos de outras culturas e países, sem reflectirmos, por elementarmente que seja, sobre a psicologia e a fisiologia humanas ou em empregarmos algumas noções de informação filosófica? E como poderemos instruir alguém em matéria de conhecimentos científicos, se não lhe inculcarmos o respeito por valores tão humanos como a verdade, a exactidão ou a curiosidade?». Ah e também de Pitágoras «eduquemos as crianças e não será necessário castigar os homens»

Coragem... pequeno soldado do imenso exército. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana" (Amicis, Edmondo in Cuore)

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

inPRENSA & ENSINO:

Suspender metas curriculares? Sim, mas não para já
PCP pede fim imediato das regras de avaliação dos alunos. Governo diz que só faz mudanças depois de avaliação científica. Para ler mais clique aqui.
Cientistas desenvolvem a primeira teoria matemática do humor
http://zap.aeiou.pt/cientistas-desenvolvem-a-primeira-teoria-matematica-do-humor-95319
Matemática troca as volta aos vírus e às bactérias
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=520885
Matemática ajuda a combater infeções
Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro descobriu um algoritmo que ajuda a combater infeções em simultâneo pelo vírus VIH, que causa a sida, e pela bactéria da tuberculose. O modelo prevê a influência dos tratamentos na evolução do estado de saúde dos pacientes, a médio e longo prazo. Assim, os médicos podem traçar prioridades e decidir quem deve ser tratado, como e durante quanto tempo, de forma a reduzir ao mínimo o número dos infetados a desenvolver ativamente as duas doenças.
O modelo ajuda a escolher quem “deve fazer o tratamento para ambas as doenças ou apenas uma delas, considerando situações de escassez de meios para o tratamento de toda a população infetada”, explicou Delfim Torres, coautor do estudo, com Cristiana Silva.
O algoritmo divide a população em classes, de acordo com o estado de saúde de cada pessoa em relação a cada uma das duas infeções. (in JN de 2 de Dezembro de 2015) 

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