Passo a explicar. Para tal, servir-me-ei das palavras de Fernando Savater, filósofo e grande pedagogo espanhol, no seu livro "O Valor de Educar" [pp.52-54]. São elas que melhor dirão dos objectivos & intenções deste blogue. Ei-las:
«Em linhas gerais, a educação, orientada para a formação da alma e para a transmissão do respeito pelos valores morais e patrióticos foi sempre considerada de um nível superior ao da instrução, destinada a dar a conhecer competências técnicas ou teorias científicas. (...)
Em contraposição, educação versus instrução, parece hoje notavelmente obsoleta e bastante enganadora. (...). Sucede ainda que separar a educação da instrução se mostra não só indesejável, mas igualmente impossível, uma vez que não se pode instruir sem educar e vice-versa. Como poderemos transmitir valores morais ou de cidadania sem recorrermos a informações históricas, sem termos em conta as leis em vigor e o sistema de governo estabelecido, sem falarmos de outras culturas e países, sem reflectirmos, por elementarmente que seja, sobre a psicologia e a fisiologia humanas ou em empregarmos algumas noções de informação filosófica? E como poderemos instruir alguém em matéria de conhecimentos científicos, se não lhe inculcarmos o respeito por valores tão humanos como a verdade, a exactidão ou a curiosidade?». Ah e também de Pitágoras «eduquemos as crianças e não será necessário castigar os homens»

Coragem... pequeno soldado do imenso exército. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana" (Amicis, Edmondo in Cuore)

quinta-feira, 11 de junho de 2015

ENSINO: Exames

O direito à infância
http://www.jn.pt/opiniao/default.aspx?content_id=4614304
A Má Educação
http://pagina1.sapo.pt/detalhe.aspx?fid=370&did=190044&number=12771
Novos dados reforçam dúvidas sobre eficácia dos exames nacionais
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?did=190040
Para as senhoras d'O direito à infância" e d'A Má Educação" e, já agora, para o senhor "ex-MEC", recomendável, aconselhável e obrigatória é, também, a leitura desta opinião e ... se não fôr suficiente leiam mais esta. Em alternativa ou cumulativamente, aplique-se-lhes a estadia d'um mês, ou mesmo d'uma semana numa escola daquelas... que são todas. Numa escola não, numa sala d'aula.
- Essa agora, porquê?
- Simplesmente e não é pouco, porque, pense-se ("para bom entendedor, meia palavra basta"), se queremos conhecer o país real é na escola que devemos estar, qual retrato da sociedade, tal&qual!
- Como assim?
- Pelo empenhamento&comportamento dos seus discentes, (ante)vemos o passado, o presente e o futuro (não são os jovens os homens de amanhã?).
 

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