Passo a explicar. Para tal, servir-me-ei das palavras de Fernando Savater, filósofo e grande pedagogo espanhol, no seu livro "O Valor de Educar" [pp.52-54]. São elas que melhor dirão dos objectivos & intenções deste blogue. Ei-las:
«Em linhas gerais, a educação, orientada para a formação da alma e para a transmissão do respeito pelos valores morais e patrióticos foi sempre considerada de um nível superior ao da instrução, destinada a dar a conhecer competências técnicas ou teorias científicas. (...)
Em contraposição, educação versus instrução, parece hoje notavelmente obsoleta e bastante enganadora. (...). Sucede ainda que separar a educação da instrução se mostra não só indesejável, mas igualmente impossível, uma vez que não se pode instruir sem educar e vice-versa. Como poderemos transmitir valores morais ou de cidadania sem recorrermos a informações históricas, sem termos em conta as leis em vigor e o sistema de governo estabelecido, sem falarmos de outras culturas e países, sem reflectirmos, por elementarmente que seja, sobre a psicologia e a fisiologia humanas ou em empregarmos algumas noções de informação filosófica? E como poderemos instruir alguém em matéria de conhecimentos científicos, se não lhe inculcarmos o respeito por valores tão humanos como a verdade, a exactidão ou a curiosidade?». Ah e também de Pitágoras «eduquemos as crianças e não será necessário castigar os homens»

Coragem... pequeno soldado do imenso exército. Os teus livros são as tuas armas, a tua classe é a tua esquadra, o campo de batalha é a terra inteira, e a vitória é a civilização humana" (Amicis, Edmondo in Cuore)

sábado, 17 de setembro de 2011

Porque:

1. O melhor investimento está na educação dos nossos filhos;
2. «O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente» (M. Ghandi).

Aqui deixo 3 links para funcionarem como alavancas ou sugestões de investimento. Assim melhor podem verificar & decidir (por ordem, não arbitrária, mas de prioridade):
1ª. De prioridade máxima pelo que aconselho vivamente, ou melhor dizendo, sem"pestanejar":
http://www.escolavirtual.pt/alunos/experimentar-alunos/?page=%2Fmenus-em-arvore%2Fexperimentaralunos%2F2-ciclo%2F5-ano-aluno%2F&at=0&ac=2
NOTA: embora possa correr o risco de ser confundido como "accionista" ou "comissionista" da Porto Editora, entendo por conveniente esclarecer que o preço indicado abarca várias disciplinas e para a totalidade do ano lectivo. Ora fazendo as contas, a conclusão é ... "simples, fácil, barato e, se bem usado, dá milhões, de satisfação&proveito".
2ª. Também indispensável:
     http://www.wook.pt/ficha/jogos-rapidos-para-revisao-dos-testes-do-5-ao-9-anos/a/id/183528
3ª. Poder-se-á dispensar, mas conveniente para ou em determinadas circunstâncias (dará jeito):
     http://www.wook.pt/ficha/aritmetica-para-pais/a/id/395940

Finalmente e a propósito da educação dos nossos filhos ser o melhor investimento, princípio a que de à uns tempos a esta parte, muitos, infeliz e efectivamente, se esqueceram e continuam a esquecer-se, vale a pena pensar/reflectir/ponderar/relembrar, ..., nisto que fiz questão de procurar. E quem por bem procura sempre encontra, aqui deixo os resultados:
http://www.cenofa.org/apontamentos/doc07.htm
http://blog.ceafa.com.br/2010/11/22/o-melhor-investimento/

NB: Isto é fazer aos meus actuais alunos do 5º, o que fiz aos meus ex-alunos do 5ºF, hoje no 6º. A estes trata-se de relembrar, apenas & tão só!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.